top of page
Buscar
  • Foto do escritorRodrigo Silva

DuckAfterDuck X RODSGEAR Film Holder

Atualizado: 16 de jan.


Gostaria de apresentar mais um holder de negativos que tem o objetivo de auxiliar na tarefa de digitalizar filmes com DSLR/Mirrorless.


Diferente do meu primeiro desenho (RODSGEAR) este aqui é um projeto que foi baseado em outro desenho também open source.

Disponibilizado por Seckin Sinan Isik (DuckAfterDuck).


O desenho original é muito interessante pois conta com um sistema de correia e polias além de um sensor.

Assim que eu comecei a olhar os arquivos ja tive algumas ideias de pequenas mudanças que eu tentaria implementar e veio a vontade de desenhar este holder, que a propósito estou chamando de D&R (DuckAfterDuck X RODSGEAR).


Alguns pontos que eu quis adicionar:

- Reduzir um pouco as dimensões para o tamanho mínimo, facilitando e diminuindo assim o tempo total de impressão.

- Cobrir as areas extras para evitar vazamentos de luz e adicionar mascaras para cada formato.

- Deixar o motor e toda a parte eletrônica como um opcional. que pode ser adicionado futuramente como um upgrade.

- E o principal seria um jeito de ter um holder para ambos formatos 135 e 120 sem precisar adicionar peças, desmontar ou necessidade de ferramentas.


Desenhado para os formatos 35mm, meio-quadro e panorama em 135 e 6x9, 6x7, 6x6 e 6x4.5

Compatível com tiras curtas de filme a partir de 3 quadros em 135mm.


Após algumas semanas e umas 4 ou 5 iterações do corpo principal cheguei a um resultado bastante satisfatório, e a partir dai continuei testando por mais alguns dias para garantir que esta tudo funcionando como esperado.


O holder pesa cerca de 360gr na versão mecânica e pouco mais de 500gr com o motor acoplado, ou seja não é tão leve e da uma certa confiança e robustez a mais.


Este como o original é um projeto open source e não tenho intenção de lucrar com ele. Os arquivos e lista de componentes estão disponíveis no link abaixo. >>DOWNLOAD LINK HERE Baixe aqui! << Aqui um preview do holder em funcionamento, para mais detalhes veja os destaques dos Stories em @rodsgear


Notas da construção


O holder completo deve levar um total de 15 a 20hrs de impressão, esses tempos variam de acordo com configurações de cada maquina. Além da mais algumas horas para montagem e teste com todos os componentes.


Importante:

Os meus desenhos tem tolerâncias apertadas e esta é uma ferramenta de precisão então para conseguir resultados funcionais será necessário uma maquina bem calibrada pra dimensões em todos os eixos.

Aconselhável imprimir algumas peças menores e testar encaixes e medir furos antes de se comprometer a imprimir tudo. Não me responsabilizo por qualquer erro ou problema com a impressão das peças.


Quase todas as peças podem ser impressas sem necessidade de suportes.


Materiais

Eu uso e aconselho PLA para a maioria das peças exceto os roletes que seria melhor usar PETG pela elasticidade extra que vai diminuir a chance de quebrar na hora de montar.

As peças com prefixo "FLEX" no nome devem ser impressas em filamentos flexível ou substituídas por pés de borracha de 10mm e O-rings para os retentores.


Deixo algumas fotos que devem servir para ilustrar bem mas recomendo conferir a lista de componentes para detalhe de cada peça.


Futuramente pretendo detalhar melhor a montagem da parte eletrônica mas isso é algo que não tenho muita experiência. Um bom começo é seguir o post original do DuckAfterDuck e ignorar a parte do sensor, o resto dos componentes são idênticos.


Serviço de impressão

Apenas para o território Brasileiro vou oferecer por tempo limitado o serviço de impressão e montagem deste holder.

Tire alguns minutos e veja o video abaixo caso tenha interesse.


[Preço]

Versão mecânica = R$399 (valor atualizado 16/01/2024)

Versão com motor e caixa de controle = (Descontinuado / não Disponível)


Não tenho nada a pronta entrega e este é um serviço realizado sob demanda com um prazo médio de até 3 semanas para versão básica.

Prazo contado a partir da confirmação do pagamento.


Se tiver duvidas ou comentários extras entre em contato links abaixo: Facebook

1.727 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page