top of page
Buscar
  • Foto do escritorRodrigo Silva

Ferramentas para digitalização de negativos com camera

Atualizado: 16 de jan.

Eu sempre tive acesso a scanners desde que comecei a fotografar com filme pois acho bem importante ter o controle desta etapa do processo, primeiro com um Epson V600 e depois com Nikon Coolscan e atualmente um Frontier SP500. Esses equipamentos entregam uma boa qualidade principalmente o Frontier, mas é limitado a 35mm, para 120 o Epson sinceramente não me agrada e combinado com a necessidade de digitalizar outros formatos como grande formato 4x5 e 13x18 ou fotos panorâmicas.


Isso despertou o interesse em explorar a opção de digitalizar com camera digital, inclusive existe todo um movimento atualmente migrando para este método por motivos diversos mas acredito que principalmente pelo alto custo de scanners dedicados e o fato que estão ficando obsoletos, e sem assistência técnica ou falta de peças para reposição é um risco muito grande investir num equipamento desses. Neste post o foco vai ser as ferramentas que desenvolvi, sobre a digitalização em si, acabei de publicar um video de como é o meu processo e deixo aqui caso queira conferir. Parte 01 é referente a todo o processo de captura da imagem.

Parte 02 é sobre a inversão das cores e plugins


Voltando ao assunto principal, olhando as opções disponíveis no mercado, tanto as gratuitas como as mais caras eu notei que faltavam algumas funções e resolvi então desenhar um que me atendesse de forma melhor. Alguns pontos que acho importante que quis adicionar ao meu, é levar menos tempo para imprimir do que os disponíveis gratuitamente e mais versatilidade de formatos e configurações.


Aqui os pontos principais do desenho, ele possui duas curvas em forma de S na entrada e saída do trilho do filme e com isso é possível conseguir negativos muito mais planos. Dividido ao meio para facilitar a impressão e também possibilitar o uso com filme 120 apenas com extensores, sem a necessidade de imprimir um outro módulo.

Quando montado ele fica assim. A abertura máxima pode parecer exagerada para quem só faz 135 ou meio quadro, mas estas dimensões foram pensadas para possibilitar até o formato 6x9 de filme 120. Para os formatos menores existe uma completa linha de mascaras.

135: Meio quadro, 35mm e panorâmica (24x70m) 120: 6x4.5, 6x6, 6x7

Abaixo mostro o suporte com os extensores 120

Para facilitar a montagem todo o sistema usa Imãs.


















No caso de filme 135 além do uso convencional que consiste em manipular o filme e empurrar quadro a quadro, eu pensei em algumas alternativas sendo a primeira delas um módulo opcional onde girando um knob você tem o avanço por meio de uma engrenagem que tem contato com os furinhos do filme apenas, diminuindo muito a chance de riscar a emulsão.

Novamente a montagem é super fácil com a ajuda do Imã que alinha perfeitamente com o corpo principal. Indo ainda além eu pensei em um módulo motorizado que seria controlado por botões e um joystick.


Após algumas versões beta com diferentes motores cheguei a este que utiliza como base um outro projeto Open Source. https://www.duckafterduck.com/blog/make-yourself-an-automatic-35mm-scanner

Caso queira ver em funcionamento veja o video abaixo:

Os arquivos já estão disponíveis porém ainda não estou oferecendo ele como opção de compra, pois ainda preciso determinar custos e acertar alguns detalhes no código.


LightBox


Já que estou aprimorando a montagem dos negativos porque não também uma fonte de luz, uma vez que é algo muito importante no processo de digitalização.

Quando se pensa em digitalização de filme colorido algo que vale a pena se atentar é o IRC (índice de reprodução de cor) ou CRI (color rendition index). LEDs de maneira geral tem dificuldade em reproduzir todo o espectro de cores, e principalmente nos mais baratos vai ser possível notar cores meio lavadas e alguns desvios principalmente em tons de pele o objetos vermelhos. Com isso resolvi investir em LEDs de melhor qualidade e fazer uma comparação com um painel plafon simples que era minha fonte até o momento.

A esquerda esta o painel com LEDs genéricos e a direita os Stella IRC97. Abaixo deixo mais alguns comparativos com fotos do Histograma.


No fim dos meus testes comparativo, que devo deixar claro não são muito científicos eu pude notar uma sutil, porém visível diferença na reprodução de cores.


Esses LEDs que estou usando custam aproximadamente 10x o preço de uma fita de led convencional, e o "lightbox" acaba ficando bem mais caro que um painel Plafon, mas ainda assim muito econômico comparado com opções profissionais como Kaiser ou painéis dedicados a video ou fotografia.


Concluindo, cabe a você decidir se vale a pena um investimento extra neste quesito.


Deixo aqui o video onde falo a fundo das ferramentas


Como adquirir


Conforme eu cito no video os arquivos são "open source" e estão disponíveis totalmente grátis. Se você tem um acesso a uma impressora 3D ou quer contratar um serviço fique a vontade.

Só não posso garantir que vai encaixar tudo certinho ou oferecer qualquer suporte extra, uma vez que apesar de muito precisa, a tecnologia de impressão 3D não é uma ciência exata. Link para baixar os arquivos. https://www.thingiverse.com/thing:4632390

*(Atualizado Jan/2024) Considero este design ultrapassado e no momento não ofereço mais o serviço de impressão para estes itens.


KIT 135 básico = (DESCONTINUADO)

Suporte + mascaras meio quadro e 35mm










(Novo) KIT Mini = (DESCONTINUADO)

Modulo com tamanho reduzido ideal para quem tem apenas interesse em filme 35mm e/ou tem muito filme ja cortado em tiras. Modulo mini + Mascaras 135 e meio quadro.

* É compatível com modulo de avanço knob e motorizado. * NÃO serve para filme médio formato 120


Upgrade para filme (DESCONTINUADO)

Extensores 120 + Mascara (você escolhe entre 6x4.5, 6x6 e 6x7)









Mascaras diversas (DESCONTINUADO)











Base Vertical = (DESCONTINUADO)

Possibilita a montagem vertical em um tripé









Módulo de avanço com knob (DESCONTINUADO)

Possibilita avanço do filme sem a necessidade de tocar a emulsão. Otimizado para rolos inteiros.








LightBox 13x18 LED IRC97 = ̶(DESCONTINUADO)

LEDs Stella IRC97 Temp de cor 4000k Caixa em MDF Diffusor Inclui fonte 12v Inclui mascara de EVA



Aqui um video que serve como o manual rápido de como utilizar.


Se tiver interesse entre em contato via perfil pessoal no FB ou no instagram. https://facebook.com/rodgsilva

1.737 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page