top of page
Buscar
  • Foto do escritorRodrigo Silva

MovieStill o visual cinematográfico com um toque experimental

MovieStill 500t é o resultado de meses de testes e experimentações sobre o um processo que envolve remover a temida camada de remjet de filmes de cinema antes de fotografar.

O objetivo de todo este trabalho se resume em basicamente duas coisas: 1- O filme poder ser revelado normalmente por maquinas de minilab em processo colorido padrão C-41 sem qualquer risco de dano aos equipamentos. 2 Sem a camada extra anti-halo o filme produz o famoso "efeito/defeito" de halo avermelhado em volta de altas luzes.

Minolta Capios 115 @ISO400

O filme usado como base exclusivamente é o Kodak Vision3 500t/5219. O que existe de mais avançado e principal filme de cinema ainda usado atualmente em grandes produções.




Outra característica única deste filme é o fato dele ser balanceado para luz Tungstênio 3200k, que até pode ser usado em luz do dia com um filtro de correção tipo 85B mas onde ele realmente brilha é a noite e/ou sob luz artificial.


A principio a ideia era fazer este processo apenas para uso próprio inclusive compartilhei um video descrevendo todos os passos e desafios de uma versão inicial do processo onde conseguia produzir apenas um ou dois rolos por vez.

Após a divulgação dos primeiros resultados notei uma reação bastante positiva e muita gente se mostrou interessada em usar este filme, e foi a partir dai que comecei a desenvolver formas de produzir em quantidades maiores.

Canon Canonet QL17 @ISO400


O processo ainda é totalmente manual e de certa forma experimental, e por mais cuidadoso que seja faz parte da natureza dele levar a eventuais imperfeiçoes e artefatos em algumas fotos. deixo alguns exemplos abaixo.

O que me leva a ter que classificar este filme dadas as devidas proporções a algo próximo as categorias FilmSoup ou ReVolog. Indicado para quem busca e espera resultados experimentais e visual único. Se você quer fotos perfeitas compre Portra ou Ektar, pois MovieStill não é pra você.

Outro detalhe é que este produto tende a ser mais caro do que filmes de cinema rebobinados em geral pois além do custo do filme em si, deve-se considerar o processo de "pre-remoção" que é muito complexo e tem que ser feito inteiramente em total escuridão.


MovieStill 500t é ideal para ser usado em fotos noturnas ou iluminadas com luz tungstênio em ISO 250 até 500 para revelação normal, e 800 e 1600 para revelação com push de um e dois pontos respectivamente, mas se deve tomar cuidado para não subexpor principalmente em cenas noturnas.


Ou até ISO320 com filtro 85B para luz do dia ou flash.








As fotos panorâmicas (24x80mm) abaixo foram feitas em uma Fuji GW690III expondo como ISO800 e compensando 1 ponto na revelação.

E aqui a mesma camera porém exposto como ISO1600 compensando 2 pontos na revelação

A partir de agora o filme se encontra disponível para o publico geral e é produzido em pequenas quantidades. Caso tenha interesse entre em contato direto comigo ou via perfil exclusivo no Instagram @MovieStill35.

Se você já usou gostaria de ouvir sua opinião e ver suas fotos, marque o perfil no insta ou use tags como #moviestill #moviestill35 #moviestill500t Boas Fotos!

1.976 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page