Buscar
  • Rodrigo Silva

Medidor de velocidades de cortina

INTRODUÇÃO

Um rápido post sobre algo que pode ser muito útil para quem tem muitas câmeras e/ou eventualmente se arrisca fazendo manutenção e reparos.

Apenas observar que dispara em todas as velocidades não quer dizer que elas estão bem aferidas. Com isso finalmente resolvi montar uma ferramenta que estava na listinha de projetos a um bom tempo. Se trata de um testador/medidor de velocidades de obturador baseado em Arduino e um laser.

Este não é um projeto meu e definitivamente recomendo dar uma conferida nos autores, sendo que o primeiro video é de Ethan Mosses do CameraDactyl


E uma versão que podemos chamar de mais refinada de Ian Wallace:

A versão que apresento aqui tem alguma pequenas mudanças em relação ao segundo mas o crédito principalmente do firmware é todo do senhor acima.


PROJETO

Este é um projeto relativamente simples e pode ser realizado até por alguém sem muita experiência com Eletrônica e Arduino.

Você pode fazer algo super simples usando apenas o mínimo como mostrado no primeiro video ou algo um pouco mais elaborado com LCD e Cartão de memória ou um meio termo entre os dois.


LISTA DE COMPONENTES


  • 1 Arduino Nano (pode ser outro modelo de placa)

  • 1 Laser Module (emissor laser)

  • 1 Laser receiver (Receptor laser)

  • 1 Mini breadboard

  • 20 Jumper Wires/fios (Macho-Fêmea)

  • 1 On/Off Switch laser (Opcional)

  • 1 botão para reset (Opcional)

  • 1 Display LCD 20x4 WITH IC2 (Precisa ter a placa IC2 integrada) (Opcional)

  • 1 Micro SD Card RW (Opcional)

  • 1 Resistor 10K oms


CIRCUITO

Aqui em vez de usar esquemas elétricos complicados optei por fazer algo bem visual.

(esta Imagem com resolução máxima vai estar no link no final do post)

  • Monte o Arduino na mini bread board exatamente como na foto

  • Preste atenção aos pinos do Arduino e também as cores.

  • Se você estiver utilizando fios tipo jumper vai precisar de solda apenas os switches

  • Se algo não funcionar ou apresentar algum comportamento estranho, desconecte tudo e recomece a ligação do zero com atenção extra.

Conforme mencionei acima além do LCD, principalmente o leitor de cartão é opcional e este segundo só vai ser útil se você quiser manter uma espécie de log das informações em uma planilha.


Quando montado deve perecer algo mais ou menos como mostrado abaixo:


FIRMWARE ARDUINO

Bom esta parte de upload do firmware é algo que eu não vou entrar em detalhes, nem vou oferecer qualquer tipo de suporte, mas o básico como subir o firmware é super simples de aprender com videos no YouTube.

Após abrir o arquivo se ao clicar em Compilar/Upload você tiver algum erro provavelmente falta alguma das bibliotecas mencionadas logo no começo do código. Se optar pela versão sem LCD é só abrir a janela do Serial Monitor (ícone da lupa no canto superior direito) e terá todas as leituras. *Link para o código no final do post.


CASE E PARTES 3D

Estou disponibilizando também os arquivos STL que utilizei para montar o meu, mas não é uma solução completa, aqui você vai ter que usar imaginação e montar o laser e receptor de acordo com o seu uso e o que tiver disponível, quanto mais firme mais fácil vai ser manter o alinhamento.


DOWNLOAD

Todas as imagens além dos arquivos para este projeto estão disponíveis no link abaixo: https://drive.google.com/drive/folders/1IIu7DU5rUa49SnfiFb5wdTWmt8BzX-Fz?usp=sharing


Como funciona:

Breve video demonstrando o uso:


Bom acho que é isso... O objetivo do post é apenas demonstrar e talvez despertar o interesse em outros em montar algo do tipo, não pretendo vender como produto final e nem aceitar encomendas. Para mais projetos visite também minha página no Instagram: https://www.instagram.com/rodsgear/

349 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo