top of page
Buscar
  • Foto do escritorRodrigo Silva

Como EU abordo a criação e publicação de zines

Gostaria de compartilhar como EU abordo a criação e publicação de zines autorais.


Primeiro que tenho que deixar bem claro que o tipo de abordagem que eu uso não se aplica a todos e principalmente se você tem um projeto médio ou grande. Neste caso recomendo procurar um selo ou coletivo que assim vai ficar bem mais fácil encontrar o caminho.


Os meus objetivos desde que publiquei a minha primeira Zine em 2017 é:


- Apresentar o meu trabalho de uma forma interessante.

- Incentivar outros a imprimir e publicar suas fotos.

- Testar custos e qualidade de serviços online.


A ideia é tentar mudar a percepção que uma zine precisa ser algo super elaborado e que vai levar um tempão, e que só vai ter as suas obras mais primorosas.

Pra mim é uma forma legal de apresentar um pequeno projeto, um tema, período, experiência ou simplesmente uma coletânea de imagens


Por exemplo ultimo dia 08 o Pedro Parreira fez um post perguntando se alguém tinha feito algo assim recentemente. e após ler algumas respostas fiquei animado a fazer mais uma.

Hoje dia 19 do mesmo mês estou com os exemplares impressos em mãos.


Vou descrever como é o meu processo.


1 - Escolha do do tema.

2 - Separar ou criar mais material para este tema.

3 - Imprimir 10x15 de todas as canditadas a entrar no projeto.

4 - Parear e sequenciar as imagens/textos. Para isso eu recomendo uma mesa grande ou parede onde você posso olhar as fotos como um todo.



5 - Ja com a sequencia pronta, montar um livro no Lightroom, indesign ou outro software de sua preferencia.

6 - Exportar uma versão digital. nesta fase eu recomendo esperar alguns dias e revisar ou pedir a ajuda de algum amigo para ver se esta tudo certo.

7 - Escolha uma gráfica ou serviço de impressão online de sua preferencia e preste muita atenção aos requisitos e gabarito do arquivo como dimensões, sangrias e cortes. principalmente se for algo online.

Eu uso a Printi e tenho bons resultados, mas sei que muita gente não gosta.

Eu prefiro ter o controle total, e sem ter que trocar se quer uma mensagem ou telefonema conseguir encomendar o meu projeto.


Ok mas quanto custa?

Isso vai depender muito do lugar e principalmente da tiragem, mas para não ficar vago eu vou divulgar os custos do meu ultimo projeto.

Tamanho A5 (14,8 x 21,0 cm), 40 Páginas, 4x4 (colorido), Offset 120g, Capa Couche fosco 300g



Recomendo que faça ao menos umas 15 ou 20 cópias pois o custo ja fica bem legal, e mesmo que você ache (como eu achei) que é muito e ninguém vai querer tenho certeza que vai se surpreender esgotar rapidinho.

Digamos que você quer publicar uma coletânea de retratos e nestas fotos um total de umas 10 pessoas. ai você fica com algumas pra você e manda uma para cada e pronto essa tiragem ja acabou.

Isso sem mencionar a ideia de publicar para a venda ao publico geral.


Eu ando com cópias das minhas na mochila e sempre que estou fotografando pela rua caso alguém me pergunte o que eu to fazendo e pra que, eu mosto a Zine e dependendo até dou de presente.


Por ultimo quero falar da qualidade.

Bom na minha visão "Zine" tem que ter uma pegada mais simples e low-fi vendo que as mais tradicionais eram feitas em maquinas de xerox, os serviços online me entregam uma qualidade bem OK e ótimo prazo, que para o meu objetivo e estou bem satisfeito.


Bom é isso espero ver mais gente imprimindo e publicando seus trabalhos e para quem quiser ver a versão online das minhas segue o link abaixo.


176 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page