top of page
Buscar
  • Foto do escritorRodrigo Silva

Filmes de Cinema Kodak Vision 200t e 500t

Atualizado: 7 de set. de 2019

Olá amigos, logo que comecei a revelar colorido em casa meu interesse pelos filmes de cinema começou, nem tanto pelo "look" e sim mais pensando em custo. (sempre procuro reduzir ao máximo o custo com insumos quando se trata de fotografia analógica).

Estava procurando uma lata apenas para uso próprio mas acabei arrematando um pouco mais do que preciso e vou vender uma parte.


Com isso é novidade para muitos resolvi postar este artigo para esclarecer as duvidas mais comuns.


Acho que a maior questão quando se fala de filmes de cinema é o "REM-JET" que é uma camada extra de carbono que serve para evitar efeitos de "halo" em altas luzes principalmente vermelhos, (veja exemplo abaixo) além de servir como uma proteção extra em cameras de cinema onde o filme rola em uma velocidade muito maior.

(CineStill 800t fonte Flickr)


[ATENÇÃO!!!]

Esse filmes com camada Rem-Jet NÃO podem ser processados em minilabs pois contamina os químicos e pode estragar a maquina e os outros filmes de clientes.

O processo original é o ECN-2 mas pode ser revelado em químicos C-41 gerando bons resultados.


O filme tem que ser revelado de forma manual ou passar por um pré banho químico para remover esta camada (exatamente o que a CinneStill faz com seus filmes). A remoção do remjet em si não é tão complicada, pode ser feito antes ou após a revelação, basta um pouco de água morna (acima de 30C) e um pouco de bicarbonato de sódio, (também funciona com Carbonato de sódio ou silicato)

No caso da remoção após a revelação pode contaminar os químicos com alguns resíduos que vão soltando com a agitação, por isso é recomendado fracionar, filtrar e não usar em filmes C-41 comuns.


Felizmente hoje temos várias opções para revelar ou em casa ou com pessoas especializadas.


>>>Recomendo para fazer a revelação:<<<



Filmes da série T são ajustados para luz de tungstênio e para se usar no Sol sem ficar com aquele visual azulão é recomendado um filtro 85. (veja os exemplos abaixo (Vision3 500t sem filtro a esquerda e com filtro 85 a direita)



Filmes de Cinema não tem validade definida e apresentam a data de fabricação no negativo sendo 2011 para o 500t e 2010 para o 200t.

A manutenção da sensibilidade vai depender principalmente do armazenamento, e essas latas foram mantidas em geladeira segundo a pessoa que me vendeu.


Aqui um exemplo do 500t

Grandes produções de Hollywood ainda são rodadas em filme e depois editadas de forma digital como exemplos recentes temos: Childish Gambino - This Is America


O famoso e caro CineStill 800t nada mais é do que um Vision3 500t pré processado para remover o rem-jet e depois re-embalado com a marca. Aqui um video comparando:


Agora vou mostrar alguns testes de sensibilidade que fiz em ambos os filmes para determinar em ISO teria os melhores resultados. Kodak Vision2 200T/5217 - data 2010

Canon EOS3 + 50mm F/1.4 Recomendo usar em ISO 100 Album do flickr com maiores detalhes

Kodak 5219 Vision3 500T - data 2011

Canon EOS3 + 50mm f/1.4 Recomendo usar em ISO entre ISO 200 e 320



Abaixo mais alguns exemplos de imagens feitas com estes filmes:


Todos os exemplos foram revelados em casa com kit de químicos C-41 da Unicolor e digitalizados com um Frontier SP500


Se ainda ficou alguma duvida entre em contato comigo que farei o possível para esclarecer. Caso queira acompanha mais fotos minhas com filmes de Cinema siga este album.

1.829 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page